O projeto de Extensão INCLUSÃO NO CINEMA caracteriza-se como um espaço de debates e reflexões, no qual se possa realizar uma análise crítica sobre a conjuntura geral da contemporaneidade e da educação, em especial, por meio do cinema.
No período de 26 de outubro a 10 de novembro estaremos realizando o 1º CINE DEBATE com o tema.
O projeto deverá utilizar filmes comerciais, documentários, partindo do princípio de que estes trazem elementos para uma discussão sobre a realidade, porque, mesmo que retrate a perspectiva do diretor, a ficção ou o documentário é atravessada pelo tempo presente, servindo de base para uma reflexão acerca dos desafios da inclusão na contemporaneidade.
De acordo com Duarte (2002, p.14), "[...] em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para se transitar bem pelos mais diferentes campos sociais". Neste caso, o recurso audiovisual do cinema é visto como uma arte expressiva inserida numa linguagem própria, de uma determinada visão sobre o mundo, com diversos conteúdos (filosófico, estético, ético e educativo), que possibilita e privilegia diferentes apreensões dessa realidade situada num contexto histórico-social.
Além disso, as discussões serão acrescidas de textos que tratam do filme apresentado e/ou dialogam com suas temáticas, permitindo um aprofundamento teórico das questões levantadas.
Esperamos com isso criar de um espaço permanente de reflexão sobre o tema; estabelecer parcerias interinstitucionais; possibilitar que os participantes tornem-se multiplicadores, ampliando a reflexão e debate sobre os desafios da inclusão na contemporaneidade.
O projeto faz parte do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Educação Especial e Inclusão – NUPESPI do Departamento de Educação - DEDCXV da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
O NUPESPI conta com uma trajetória de 12 anos, e tem a temática da inclusão como um eixo metodológico que deve transversalizar suas ações, envolvendo a articulação de atividades de extensão, a pesquisa e o ensino enquanto esferas de atuação que devem contribuir para a efetivação da proposta de inclusão educacional em dois níveis de abrangência: na formação inicial e continuada de professores e profissionais que trabalham direta e indiretamente com a escola, seja na graduação, na pós-graduação e em atividades de extensão, e na produção de conhecimento que seja oferecido como subsídio teórico-metodológico a esses profissionais.
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